0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Arroz integral com miso

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Vegan
  • Preparação: 5 min
  • Cozedura: 30 min
  • Total: 35 min
  • 2 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Esta receita surgiu da necessidade de gastar uns restos de arroz que andavam lá pelo frigorífico. Eu só não imaginava que iria sair uma coisa tão boa! Altamente cremoso e apuradinho, características que lhe valeram o título de risotto, num dos jantares de família em que o resolvemos incluir. Obviamente que pouco tem a ver com um risotto (só mesmo o facto de ambos serem feitos com arroz e, mesmo assim, nesta receita usei o integral de grão curto, que não é, de todo, o arroz típico deste prato italiano), mas só te posso garantir que vale a pena meter as mãos na massa (arroz!? 😂).

O queijo (usei este) dá um gostinho especial ao prato, juntamente com o doce do miso e a frescura das ervas aromáticas. Caso não tenhas queijo em casa, podes omiti-lo, ou substituir por natas de aveia, por exemplo. Podes ainda juntar um pouco de vinho branco, dá-lhe frescura e enriquece. O miso de arroz branco (kome miso), foi o que utilizei nesta receita; é suave e naturalmente doce. Gosto de o utilizar em molhos/condimentos e em pratos que precisem de pinta. Adoro! Contudo, quando quero beneficiar dos efeitos terapêuticos do miso, opto por um destes dois: o de cevada (mugi miso) ou o de arroz integral (genmai miso), sempre biológicos. Por fim, sugiro-te, se fores fã de cogumelos, que juntes uns quantos à lista de ingredientes. Eu não o fiz no arroz da foto, mas fica a dica. Para lá de bom! 👅💦 Ou então, uns quadradinhos de abóbora, outro sucesso à mesa!

 

Passos

1
Concluído

Pica o alho e corta a cebola em meias luas.

2
Concluído

Salteia-os num fio de azeite com umas pedras de sal, por 2-3 minutos.

3
Concluído

Acrescenta a água e o arroz já cozido.

4
Concluído

Quando levantar fervura, reduz a chama para o mínimo e deixa cozer por 20 minutos, ou até o arroz absorver grande parte da água.

5
Concluído

Enquanto o arroz cozinha, dissolve o miso num pouco de água (2-3 colheres de sopa de água são suficientes).

6
Concluído

Junta o miso já dissolvido ao arroz e deixa ao lume por mais 1-2 minutos. Se necessário, junta um pouco mais de sal e/ou umas gotas de vinagre de ameixa.

7
Concluído

Apaga o lume, acrescenta a mozzarella ralada (usa a parte fina do ralador da cenoura) e os coentros/manjericão finamente cortados. Envolve e serve quente.

anterior
Papas de arroz (na pressão)
seguinte
Picadinho de cogumelos e tempeh
anterior
Papas de arroz (na pressão)
seguinte
Picadinho de cogumelos e tempeh

Um comentário Esconder comentários

Adicionar comentário