0 0

Lasanha de tofu e vegetais

  • Preparação: 40 min
  • Cozedura: 40 min
  • Total: 1 h 20 min
  • 225 C
  • 4
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

#setembrosemcarnept é um movimento que surge como reação ao flagelo que tem assolado a Amazónia. Tem como principal objetivo a consciencialização para a redução do consumo de carne, não apenas por questões de saúde/bem-estar (existem estudos nesse sentido), mas pelo impacto que a indústria agropecuária tem no ambiente (através da desflorestação para criação de gado e produção de rações…). Podes ler mais sobre este movimento nos artigos do Público, RTP1MAGG e Diário de Notícias.

Juntamente com mais 14 criadores de conteúdo vamos, durante este mês de setembro, partilhar no instagram uma receita por dia. 30 dias, 30 receitas, todas elas 100% vegetais (cada um de nós partilhará duas receitas da sua autoria), pois o objetivo é que te inspires, reproduzas ou inventes novos pratos/refeições sem carne, com mais vegetais, cereais e leguminosas. Vamos juntar-nos e criar a Mudança? Convida os teus amigos, colegas de trabalho e familiares a participar. Mas não te esqueças: apenas se junta quem quer; uma escolha nossa não tem de ser uma escolha dos outros.

E se achas que preparar refeições à base de ingredientes vegetais “não é para mim”, nós dizemos-te: É para todos! 💚 Fala connosco, manda mensagem no instagram a esclarecer as tuas dúvidas… Vai para a cozinha sem o medo de “vai dar asneira” e deixa a energia fluir. Experimenta usar mais vegetais, novos cortes e diferentes combinações e métodos de confeção (e.g. podes não apreciar brócolo cozido, mas muito provavelmente vais gostar dele salteado em azeite e alho). Se quiseres fazer as receitas que vamos partilhando, a cada sexta-feira da semana anterior partilhamos a lista de ingredientes para todas as receitas da semana seguinte.

Partilha connosco as tuas (re)criações culinárias e outras mudanças que estejas a adotar para acompanhar o lema deste mês, usando o hashtag #setembrosemcarnept, pois é uma forma de percebermos o impacto que este movimento está a ter entre nós.
A verdade é que ainda no domingo lançámos o desafio e já temos mais de 1000 partilhas de pratos sem carne. OBRIGADA! 💚 Pela nossa saúde e por um planeta melhor! Que nunca nos esqueçamos que TODAS as mudanças (incluindo as mais pequenas) contam e que juntos vamos mais longe!

De minha parte, podes contar com duas receitas: esta lasanha e uma sobremesa/snack, que sai no dia 24. Vamos para a cozinha?

A lasanha é constituída por 4 partes principais (2ª imagem): o molho vermelho, o tofu mexido, as folhas de lasanha e as rodelas de courgette.

O molho vermelho (3ª imagem) é feito com cebola, alho, cenoura (ou abóbora), beterraba, pimento, shoyu (molho de soja) e ervas aromáticas. Caso prefiras, podes substituir este molho por polpa de tomate, mas garanto-te que é divinal e vale cada minuto da sua confeção.

O tofu mexido (4ª imagem) é basicamente tofu, alho, alho francês, shoyu e sumo de limão. Podes fazer a receita de tofu mexido que deixo abaixo ou esta aqui  que partilhei anteriormente. Tanto no tofu, como no molho vermelho, o uso de shoyu é opcional, embora altamente recomendado.

Uma breve nota sobre o shoyu: é produzido a partir do feijão soja, trigo e sal marinho que são fermentados e envelhecidos em barricas de madeira. O tamari é a versão do molho de soja sem glúten. Convém escolhermos um sem adição de açúcares/vinagres e de preferência biológico. Como é salgado, devemos usá-lo com moderação. É ótimo para realçar o sabor dos cozinhados e ajuda na digestão dos cereais integrais e vegetais.

 

Passos

1
Concluído

*Molho vermelho*
Começa por picar o alho e cortar as cebolas, cenouras, beterraba e pimento aos cubos.

2
Concluído

Salteia 2 dentes de alho (o outro é para o tofu) em azeite, num tacho médio, durante alguns segundos. Acrescenta os vegetais cortados e uma pitada de sal, e continua a saltear por mais 4-5 minutos. Nesta fase, junta as ervas aromáticas (eu juntei orégãos, alecrim e manjericão secos).

3
Concluído

Acrescenta cerca de uma chávena de água, tapa e deixa cozinhar em lume brando durante 30 minutos.

4
Concluído

Antes de desligar, junta o molho de soja (1 colher de sobremesa é suficiente), envolve e apaga o lume.

5
Concluído

Tritura com a varinha. Se necessário, junta um pouco mais de água e retifica os temperos. Reserva.

6
Concluído

*Tofu mexido*
Começa por esfarelar o tofu com as mãos ou com um garfo (5ª imagem) e corta o alho francês e a courgette em rodelas finas.

7
Concluído

Salteia o alho picado no azeite por uns segundos. Junta o alho francês e salteia por mais 1-2 minutos.

8
Concluído

Acrescenta o tofu esfarelado e uma pitada de sal (+/- 1 colher de chá) e continua a saltear.

9
Concluído

Junta um pouco de água, apenas a cobrir o fundo do tacho (para evitar que agarre), tapa e deixa cozinhar por 10 minutos.
Tempera com molho de soja (1 colher de sobremesa) e sumo de limão. Apaga o lume.

10
Concluído

*Construção da lasanha*
Coloca uma camada de molho vermelho no fundo de uma travessa, dispõe as folhas de lasanha (não é necessário pré cozê-las), seguidas da courgette crua fatiada e do tofu mexido. Repete este processo até que os ingredientes acabem. Termina com rodelas de courgette e uma camada de molho vermelho (ou com maionese vegana, cuja receita tenho aqui no blogue). Podes, ainda, polvilhar com queijo vegetal ralado, mas é totalmente opcional. A lasanha, por si só, já é MARAVILHOSA sem o queijo.

11
Concluído

Leva a travessa ao forno a 225 C, tapada com papel de alumínio, por 40 minutos. Aprecia!

anterior
Donuts de mirtilo (no forno)
anterior
Donuts de mirtilo (no forno)

Adicionar comentário