0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 cup Arroz integral (grão curto)
5 cups Água
Pitada de sal marinho

Papas de arroz (na pressão)

  • Preparação: 5 min
  • Cozedura: 55 min
  • Total: 60 min
  • 3 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Esta não é a primeira receita de papas de arroz que partilho aqui no blogue. E creio que isto quererá dizer alguma coisa. 😄 Adoro papas de pequeno almoço em que a base é o cereal. Integral, pois claro, que mantém em si o equilíbrio energético que a natureza lhe concedeu para crescer e se desenvolver, íntegro e perfeito. Podes ver a outra receita aqui (que é um pouco mais demorada que esta) e, ainda, ler sobre os benefícios dos cereais integrais, nomeadamente do arroz integral.

Eu sei que à primeira vista esta papa poderá parecer um pouco monótona e sem sabor, mas garanto-te que é tudo menos isso! Não é um daqueles pequenos almoços cheios de cor (que eu também gosto), nem traz consigo um exaustivo manto de toppings. Quer-se simples, até porque já é tão rico e cheio de graça que não precisa de grandes adereços. Enaltece-se por si só.

Poder começar o dia assim é uma alegria!

Esta receita*, podes fazê-la apenas com arroz ou combinar o arroz com outro cereal integral (arroz glutinoso, aveia, cevada, espelta…). Nas papas da 1ª foto, juntei ¾ de cup de arroz integral (uso o de grão curto, pois é o mais adequado ao nosso clima) e ¼ de cup de aveia em grão. Na 2ª foto, tens uma taça com grão de aveia, antes de serem demolhados.

Muitas vezes me questionam sobre as medidas que utilizo nas receitas, os cups, “o que é um cup?”, “equivale a quanto?”. Um cup é uma chávena de 250 ml. Tenho um conjunto de quatro chávenas medidoras: 1 cup (250 ml); ½ cup (125 ml); 1/3 cup (80 ml); ¼ cup (60 ml). Comprei no Espaço Casa, propositadamente para as receitas do blogue, pois são medidas fixas, universais. Vou dar um exemplo: se eu disser 1 chávena, a pessoa que me lê pode questionar-se sobre qual o tamanho da chávena (existem imensos tamanhos e feitios!), mas se eu disser 1 cup, aqui ou no outro lado do Atlântico, refiro-me especificamente a uma chávena de 250 ml. Tenho também 4 colheres medidoras, que comprei juntamente com as chávenas, sendo a maior equivalente a 1 colher de sopa. Qualquer dúvida, estás à vontade para perguntar! 😉

💚

* Não é da minha autoria. Foi-me passada pelo meu mestre, Francisco Varatojo.

Passos

1
Concluído

Lava o arroz e demolha-o durante 4-5 horas.

2
Concluído

Junta, numa panela de pressão, o arroz, a água e o sal.

3
Concluído

Quando a panela começar a chiar, reduz o lume para o mínimo e conta 50 minutos.

4
Concluído

Apaga o gás e espera até a panela perder toda a pressão. Abre-a de seguida e retira a quantidade necessária para uma malga. Guarnece com tahini e/ou sementes tostadas. Um fio de mel de arroz (ou malte de cevada) também combina muito bem.

5
Concluído

Guarda a restante papa num recipiente de vidro com tampa no frigorífico. Nas manhãs seguintes, aquece a quantidade desejada e, se estiver muito seca, junta um pouco de água. Podes adicionar raspa de limão e uns pozinhos de canela. Faz lembrar o arroz doce!

anterior
Tofu mexido
seguinte
Arroz integral com miso
anterior
Tofu mexido
seguinte
Arroz integral com miso

Adicionar comentário