0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 cup Feijão frade
1 Tira de alga Kombu Esta alga ajuda a evitar a formação de gases intestinais, torna as leguminosas mais saborosas e muito mais macias. Podes encontrá-la facilmente em lojas de produtos naturais ou na secção de produtos saudáveis nos grandes supermercados.
1 Dente de alho
1 Cebola
½ Alho francês (opcional) Utilizei a rama do alho francês (parte verde).
½ Courgette pequena
½ Pimento vermelho
Feijão verde, a gosto
Salsa fresca
Óleo de sésamo ou azeite
Vinagre de ameixa umeboshi Podes substituir por sumo de limão, embora não seja bem a mesma coisa.
Sal marinho

Salada de feijão frade

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Vegan
  • Preparação: 15 min
  • Cozedura: 55 min
  • Total: 1h 10 min
  • 4 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

E que tal uma saladinha de feijão frade? Neste tempo quente cai que nem ginjas! Seja na praia, no terraço com amigos e família, seja para levar na marmita, esta salada nunca falha. A receita não é minha, mas sim uma adaptação da salada de fradinho que a minha mãe fazia, e continua a fazer, tão bem como só ela sabe.

A original leva, para além do feijão, cebola, pimento e muita salsa picada. Eu apenas acrescentei feijão verde em vagem e courgette (ambos vegetais da estação; há que aproveitar enquanto eles duram 😍) e terminei com umas gotas de um vinagre milagroso, o vinagre de ameixa umeboshi, que dá aquele toque especial a qualquer prato onde entra (mas pouquinho, porque ele é salgado!).

Podes sempre juntar outros ingredientes que tenhas em casa, como milho, azeitonas, cenoura, couve, cogumelos, rúcula, alface, tomate cherry… Em vez de salsa, experimenta manjericão, coentros ou hortelã, de preferência frescos, pois dão outra frescura ao prato.

Na segunda imagem podes ver um prato meu, onde incluí esta salada. Um verdadeiro prato de verão, com quinoa, azeitonas, milho, pepino marinado, beterraba picklada e, claro, a salada de feijão frade. E que bem que isto me soube! Adoro pratos assim, cheios de cor, sabor e amor. 💖

Vamos à receita?

Passos

1
Concluído

Depois de demolhado (demolhar, pelo menos, 4-6 horas), coloca o feijão numa panela, com o quádruplo da água e a tira de alga kombu.

2
Concluído

Quando levantar fervura, reduz a chama para o mínimo e deixa cozer durante 40 minutos, com a panela tapada.

3
Concluído

Salpica com sal e deixa cozinhar mais 5 minutos. Reserva.

4
Concluído

Enquanto o feijão coze, podes adiantar os vegetais. Pica o alho, corta a cebola, as vagens, o pimento e a courgette em quadradinhos e o alho francês em rodelas finas.

5
Concluído

Salteia os vegetais com uma pitada de sal durante 5 minutos.

6
Concluído

Tapa e deixa cozinhar durante 10-15 minutos. Os vegetais (principalmente a courgette) irão libertar os seus sucos. Se necessário, junta um pouco de água da cozedura do feijão, para que os vegetais não agarrarem ao fundo do tacho.

7
Concluído

Acrescenta o feijão, envolve e deixa apurar. Retifica os temperos e junta umas gotas de vinagre (aprox. 1 colher de chá).

8
Concluído

Apaga o lume e guarnece com salsa picada.

anterior
Biscoitos de chia e limão
seguinte
Cheesecake vegan (sem cajus)
anterior
Biscoitos de chia e limão
seguinte
Cheesecake vegan (sem cajus)

Adicionar comentário