0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
2 cups Cevada cozida 20 minutos na panela de pressão ou cerca de 1 hora em panela normal.
½ cup Lentilhas castanhas
1 Cebola
½ Alho francês
2 fatias Abóbora Quanto mais doce for a abóbora, mais rico e adocicado ficará o prato.
1 Nabo
1 Dente de alho (opcional)
Azeite, qb
1 c chá Shoyu (molho de soja)
Sal marinho
Coentros ou hortelã

Ensopado de cevada e vegetais

Características:
  • Vegan
  • Preparação: 10 min
  • Cozedura: 40 min
  • Total: 50 min
  • 3 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Tive o prazer de participar na rubrica de culinária Raízes Vivas da 3ª edição da Raízes Mag. Criei um conjunto de 4 receitas 100% vegetais, práticas para o dia-a-dia: este ensopado de cevada e vegetais, umas papas de pequeno almoço com couve-flor, uns blondies de amêndoa e framboesa e, ainda, umas bolachas de amendoim bem estaladiças.

Se ainda não conheces a Raízes, aconselho-te a dares uma espreitadela (clica aqui). É uma revista online bimestral dedicada a temas como ambiente, sustentabilidade, estilo de vida saudável, cozinha vegetariana e moda ética. Lá podes encontrar artigos de opinião, entrevistas e conteúdos educativos exclusivos.

A ingrediente rei desta receita é claramente a cevada em grão, indicada na macrobiótica para o bom funcionamento do fígado e vesícula biliar. Como é um cereal mais yin (que o arroz e o millet), tem o poder de refrescar o corpo, sendo por isso preferível consumi-la nas estações mais quentes, primavera e verão. E, tendo em conta que a primavera acabou de chegar e trouxe consigo o bom tempo, vamos aproveitar para incluí-la nas nossas refeições. Boa? Pode ser utilizada em sopas, salteados, papas de pequeno almoço, misturada com o arroz… Uma infinidade de alternativas!

Aqui, utilizei a cevada perolada (existem outros tipos, como a cevada em grão normal e a cevadinha), criando assim uma espécie de Orzotto (orzo em italiano significa cevada e riso, arroz; assim, orzotto é, nada mais nada menos, que um risotto de cevada).  Juntei também lentilhas castanhas, previamente cozidas (tinha no frigorífico, e foi uma forma de enriquecer o prato), mas podes juntar outra fonte de proteína do teu agrado: grão de bico, feijão vermelho ou quadradinhos de tofu frito/salteado. Uma delícia!

💚

Passos

1
Concluído

Começa por picar o alho, cortar o nabo e a abóbora em cubos, o alho francês em rodelas e a cebola em meias luas.

2
Concluído

Salteia o alho durante alguns segundos e acrescenta os restantes vegetais.

3
Concluído

Junta uma pitada de sal e salteia durante 2-3 minutos.

4
Concluído

Acrescenta uma chávena de água.
Quando levantar fervura, reduz a chama para o mínimo e conta 15-20 minutos.

5
Concluído

Junta a cevada e as lentilhas e deixa cozinhar por mais 10 minutos.

6
Concluído

Acrescenta mais água consoante o teu gosto e retifica os temperos. Umas gotas de molho de soja vão enaltecer o sabor do prato (mas tem em conta que ele é um tempero naturalmente salgado).

7
Concluído

Apaga o lume e envolve os coentros/hortelã grosseiramente picados.

8
Concluído

Este prato, podes comê-lo assim simples ou acompanhar com uma couve escaldada, umas pataniscas de legumes e uns pickles de nabo (para ajudar a digerir a gordura da fritura).

anterior
Papas com couve flor
anterior
Papas com couve flor

Adicionar comentário