0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 cup Amêndoas
Água (para demolhar)
1 litro Água filtrada
2 Tâmaras descaroçadas Podes colocar mais, se gostares da bebida mais doce.
Sal marinho
1/4 c chá Extrato de baunilha
Canela, cacau, alfarroba, raspa de limão (opcional)

Bebida de amêndoas

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Sem óleo
  • Vegan
  • Preparação: 8 horas
  • Cozedura: 5 min
  • Total: 8h 05 min
  • 1 litro
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Esta bebida (leite) de amêndoas é tão simples de fazer que nem dá para acreditar que fica esta delícia! Esta receita surge aqui por três razões: já diversas pessoas me perguntaram como faço o leite de amêndoas; algumas me questionaram se iria colocar a receita no blogue; e, por fim, numa boa parte das receitas que aqui publico, faço uso desta bebida caseira (cremes de pequeno almoço, sobremesas, molhos).

E, se não aprecias as bebidas vegetais que estão no mercado (uma grande parte delas é extremamente cara, tem um sabor estranho, açúcares refinados, óleos ou outros ingredientes duvidosos), aqui tens uma excelente opção. Já para não falar na quantidade de embalagens que não vamos ter de colocar no caixote do lixo. O ambiente agradece! 🌍

Nesta receita, utilizei amêndoas como base, mas podes substituí-las por outra oleaginosa (avelãs, nozes, cajus) ou sementes (de cânhamo, girassol). Caso queiras um sabor mais intenso, tosta as oleaginosas. Aqui não o fiz porque quis trazer-te uma versão raw. Em relação ao adoçante, gosto particularmente das tâmaras medjool, mas sente-te à vontade para utilizares outro adoçante (figos secos, maple syrup, mel de arroz) ou até para o omitires. Podes, ainda, juntar baunilha, canela, raspa de limão, cacau, alfarroba…

A demolha das amêndoas é um passo que não deves passar à frente e que deverá ser, no mínimo, de 8 horas (na terceira foto podes vê-las depois de demolhadas – mais moles e inchadas). Em relação às cascas das amêndoas, não precisas de te preocupar com isso, o leite vai sair clarinho à mesma. A qualidade da água, essa sim, é importante. Sugiro a utilização de uma água de qualidade, de nascente ou filtrada, para fazeres o leite. Para o coares, usa um saco próprio para coar leites vegetais ou, caso não tenhas, utiliza um pano ou coador (com furos o mais juntinho possível). Consegues arranjar estes sacos de coar online, a preços acessíveis (os ecológicos são um pouco mais caros). Quanto à amêndoa espremida, não a deites fora, fica ótima em bolachas, granolas, patês… Por último, que esta descrição já vai longa, dou sempre preferência a garrafas de vidro, como a das fotos, para armazenar as minhas bebidas vegetais.

💗

Passos

1
Concluído

Coloca as amêndoas num recipiente com água por 8 horas.

2
Concluído

Descarta a água da demolha. Num processador de alimentos, junta todos os ingredientes e tritura até obteres uma mistura homogénea e cremosa.
Se não tiveres processador, usa a varinha mágica.

3
Concluído

Coa a bebida com um saco próprio para fazer leites vegetais, com um pano ou coador de furos pequenos.

4
Concluído

Guarda a bebida numa garrafa de vidro que dê para fechar bem.
Aguenta no frigorífico 3-5 dias.

anterior
Papas de aveia e abóbora
seguinte
Bolinhos de grão no forno
anterior
Papas de aveia e abóbora
seguinte
Bolinhos de grão no forno

Adicionar comentário