0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Millet cremoso com vegetais (versão salgada)

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Vegan
  • Preparação: 10 min
  • Cozedura: 20 min
  • Total: 30 min
  • 4 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Outono! 🍂🍁

Gosto tanto de ti! O sol brilha suave e gracioso, as folhas em tons alaranjados agrupam-se em mantos que esvoaçam ao vento e as noites já se sentem frescas, a pedir agasalho no pé. E que bom que isto é! O outono é, também, a estação em que o nosso corpo, a pouco e pouco, se começa a preparar para os dias frios e húmidos que o inverno, não tarda, traz consigo. Por isso, há que começar a aquecer o corpo. E não, não me refiro somente aos casaquinhos quentes, mas sim à comida de conforto, aquela que nos aquece por todo.

A receita de hoje serve exatamente esse propósito, o de nos aconchegar. É uma receita de millet cremoso, uma boa alternativa ao arroz e à massa tão habituais nos nossos pratos. Podes usar vegetais diferentes dos descritos na lista de ingredientes (e.g. abóbora, cenoura, couve-flor, ervilhas, alho…) e, no final, podes optar por triturar o millet (obtens assim um creme aveludado, um purezinho*) ou então comê-lo assim inteiro. É rápido de preparar e não é mais demorado que o arroz branco, por isso, não há desculpa para não o começarmos a utilizar mais frequentemente no nosso dia-a-dia.

O millet ou milho painço ajuda-nos a lidar com o tempo frio, mas não se fica por aqui. Tem inúmeros benefícios (já os fui partilhando noutros posts do blogue): melhora significativamente problemas de estômago, baço e pâncreas (e equilibra os níveis de açúcar no sangue) e é muito eficaz no tratamento de desarranjos intestinais dos mais variados tipos.

*o puré de millet fica ótimo em empadões (2ª imagem), como substituto do puré de batata.

Passos

1
Concluído

Num tacho, salteia a cebola e o alho francês com uma pitada de sal, por 3-4 minutos.

2
Concluído

Acrescenta o millet e envolve bem no salteado.
Dica: Antes de adicionares o millet aos vegetais, podes tostá-lo ligeiramente; basta para isso colocá-lo num tacho, em lume brando, e mexer sempre com uma colher de pau para evitar que queime. Quando começar a libertar um cheiro mais intenso, está no ponto. Desta forma, o millet fica mais sequinho e energeticamente mais equilibrado.

3
Concluído

Junta 3-4 cups de água (ou caldo de vegetais caseiro).

4
Concluído

Quando levantar fervura, tempera e reduz o lume para o mínimo.

5
Concluído

Deixa cozinhar por 15-20 minutos ou até a maior parte da água ter desaparecido e o millet apresentar uma textura macia e cremosa. Podes juntar um pouco de bebida de aveia/amêndoa uns minutos antes de apagar o lume, para uma cremosidade extra.

6
Concluído

Serve com um estufado de leguminosas, vegetais escaldados e pickles caseiros.
Bom apetite!

anterior
Granola com 4 ingredientes
seguinte
Tofu mexido
anterior
Granola com 4 ingredientes
seguinte
Tofu mexido

Adicionar comentário