0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
** RECHEIO **
300 gr Queijo creme (usei o da Violife)
170 gr Tofu natural
​1⁄4 cup (60ml) Bebida vegetal
1 c sopa Vinho do Porto
1 c sopa (45 gr) Manteiga de amendoim
160 gr Adoçante líquido (usei mel de arroz) Aqui é ao gosto de cada um: se gostares das sobremesas bem doces, junta mais adoçante; caso contrário, podes reduzir a quantidade indicada.
40 gr Cacau em pó
60 gr Farinha ou amido de milho
​1 c chá Fermento
​1⁄2 c chá Extrato de baunilha (opcional)
Pitada de sal marinho
Os ingredientes para a base encontras na receita do «cheesecake de coco»

Cheesecake de chocolate no forno

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Vegan
  • Preparação: 15 min
  • Cozedura: 50 min
  • 8 fatias
  • Médio

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Esta foi certamente a sobremesa mais gulosa que fiz nos últimos tempos. E a favorita cá em casa também! Vai, claro, fazer parte da nossa mesa de passagem de ano. Passagem de ano rima com chocolate e a entrada em 2020 merece ser celebrada com sabor e entusiasmo, não é assim? 🎉

A base deste cheesecake é a que faço habitualmente, nunca falha! Leva flocos de aveia, amêndoas, coco ralado, óleo de coco, geleia de arroz e cacau (encontras as quantidades para cada ingrediente aqui). O recheio é cremoso e macio, ninguém diria que é feito com ingredientes de origem vegetal. Uma feliz aproximação ao cheesecake tradicional, diria. Acho que o que o torna tão sedoso é realmente a combinação do queijo creme com o tofu. O queijo que uso é este aqui*, tipo philadelphia, mas em versão vegana (fica tão bom barrado num pãozinho acabado de torrar!). Quanto ao tofu, usei o natural, mas um dia hei de experimentar com o silken, uma versão de tofu mais macia. O casamento da manteiga de amendoim e do cacau dispensam apresentações, pois em tudo o que entram fazem boa figura, uma verdadeira explosão de sabores numa garfada macia e delicada.

Se não nos voltarmos a ver, desejo-te umas Boas Festas e que para o ano estejamos cá outra vez, com saúde e rodeados daqueles que amamos.

*Produto oferecido pela Naturally Green

15.12.2019

Passos

1
Concluído

Começa por reunir os ingredientes para a base (flocos de aveia, amêndoas, coco, óleo de coco, geleia de arroz e cacau). Tritura tudo no processador de alimentos.

2
Concluído

Espalha a mistura anterior numa forma (de preferência, com fundo amovível) e, com a ajuda dos dedos, pressiona até obteres uma camada homogénea.

3
Concluído

Para o recheio: coloca todos os ingredientes no processador (num liquidificador ou com a varinha mágica) e tritura até obteres uma mistura espessa, mas ao mesmo tempo suave e cremosa. Se necessário, adiciona um pouco mais de bebida vegetal.

4
Concluído

Verte o recheio sobre a base e leva tudo ao forno por 50 minutos, a 170 C. Desliga o forno e deixa o cheecake lá dentro por mais 30-40 min.

5
Concluído

Deixa arrefecer completamente, desenforma e corta em fatias.

6
Concluído

Quanto aos toppings, decorei com romã, amendoins torrados, pétalas de calêndula e um molho de chocolate, feito com chocolate negro derretido, manteiga de amendoim e bebida vegetal.

anterior
Arroz doce
anterior
Arroz doce

Adicionar comentário