


1 cup Farinha de espelta | |
1/2 cup Amêndoas moídas | |
1/4 cup Nozes moídas | |
1 c chá Canela em pó | |
1 c chá Bicarbonato de sódio | |
1/2 c chá Fermento bio para bolos | |
Raspa de limão e laranja | |
2/3 cup Puré de abóbora | |
1/8 cup Óleo de grainha de uva | |
1/3 cup Adoçante líquido natural (mel, geleia de arroz, maple syrup) | |
Bebida vegetal | |
Pitada de sal marinho |
Hoje, trago a receita de um dos meus bolos preferidos. Aquela receita que cheira e sabe a Natal – pela combinação da laranja, da canela e dos frutos secos.
Um bolo húmido e delicado. Sem ovos.
Eis os ingredientes-chave:
– puré de abóbora. Faço-o em casa, apenas com abóbora e uma pitada de sal. É muito versátil, dando para incluir na preparação de sobremesas (por ex, num leite creme de abóbora), granolas, papas de pequeno almoço, etc.
– frutos secos. Usei amêndoas e nozes, mas podes usar só um deles. Se fores apreciador@ de bolo de noz, experimenta usar apenas nozes. 😉 A minha mãe é maior fã desta versão.
– adoçante líquido. Xarope de ácer, geleia de arroz ou outro que gostes de usar.
– farinha de espelta/trigo.
– canela e raspa de laranja.
Se vale a pena ir ligar o forno? Vale cada trinca!
Se experimentares esta receita, diz-me o que achaste. A minha última sugestão: duplica a receita. 😁
1
Concluído
|
Num recipiente médio, mistura os ingredientes secos: a farinha, as amêndoas e nozes moídas, a canela, o bicarbonato, o fermento e a raspa. |
2
Concluído
|
À parte, mistura, com uma vara de arames, o puré de abóbora com a geleia, o óleo e umas pedrinhas de sal (o sal intensifica ainda mais o sabor doce!). |
3
Concluído
|
Junta os ingredientes líquidos aos secos e mistura bem até incorporar. Se a massa estiver muito seca, adiciona um pouco de bebida vegetal. |
4
Concluído
|
Verte o preparado para uma forma de bolo inglês forrada com papel vegetal. Podes, ainda, decorar a superfície do bolo com frutos secos ou pedaços de chocolate negro. |
5
Concluído
|
Leva ao forno por 50 minutos (faz o teste do palito para verificar se está bem cozido). |
4 Comentários Esconder comentários
Olá Mónica!! Posso substituir a farinha de espelta por outra farinha sem gluten?
Olá Clara. 🙂 Nunca experimentei, mas penso que dará. Farinha de aveia ou uma mistura de farinha de milho, de arroz e araruta.
Diz-me como correu, se o fizeres! Um beijinho
Amanhã vou fazê-lo
Siiiiim <3
Envia-me uma fatia por cct xpress ahaha
Um beijinho Guida**