0 0
Tofu mexido

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 Bloco de tofu (250gr) A minha marca favorita é a 'shambhala'. Compro no Jumbo. Este tofu é extremamente sedoso e amanteigado. Também podes optar por fazê-lo em casa.
3 Dentes de alho
½ Alho francês
2 Fatias de abóbora (hokkaido) Utilizo o ralador da cenoura. Em alternativa, podes utilizar courgette ou repolho roxo, finamente cortado.
1 c chá Mostarda Dijon
Vinagre de ameixa (opcional) Apenas umas gotinhas, pois o vinagre já é salgado. O vinagre de ameixa umeboshi confere um gostinho especial ao tofu, intensifica os sabores!
Óleo de sésamo ou azeite
100 ml Natas de aveia (opcional)
Sal marinho
Coentros ou manjericão

Tofu mexido

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Vegan
  • Preparação: 10 min
  • Cozedura: 25 min
  • Total: 35 min
  • 4 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Gosto do tofu de qualquer forma, no forno, salteado, frito, fermentado, mas as duas formas que te apresento a seguir são as mais usuais lá em casa. Cortado aos cubinhos, envolvido numa marinada feita com alho picado, oregãos, sumo de limão, shoyu e óleo de sésamo tostado (umas gotinhas apenas e o tofu passa logo para outro nível!) e, depois, salteado no wok (tenho esta receita nos destaques do instagram). Fica maravilhoso! Ou então, passo à frente a parte da marinada e esfarelo o tofu com as mãos e vai com tudo para dentro do tacho. Esta é a receita que te trago hoje. Bem rápida e prática para se fazer no dia-a-dia.

Há quem diga que lhe faz lembrar ovos mexidos… Bem, na minha opinião, não (só se for em aspeto). Contudo, convém salientar que o tofu mexido, quando bem confecionado, fica d-e-l-i-c-i-o-s-o e nada atrás dos afamados ovos mexidos. Dada a sua ausência de sabor (a carne sem tempero/sal também não tem um paladar propriamente fantástico, digo eu 🙄), o tofu “final” vai depender essencialmente dos temperos que nós lhe colocamos. Ele suga os sabores, como se fosse uma esponja.

A receita deste tofu é básica. Fica ao teu critério criar novas combinações. Podes variar os vegetais, substituir a abóbora por cenoura, courgette ou couve roxa (adoro com couve roxa!). Experimenta juntar caril, cominhos, cúrcuma, folha de louro, alecrim… Quanto às natas no final da cozedura, podes perfeitamente omiti-las ou utilizá-las, como eu, em dias festivos ou quando precisares de surpreender alguém que diz não gostar de tofu, pois as natas conferem uma textura bastante aveludada ao prato.

Passos

1
Concluído

Começa por picar o alho, cortar o alho francês em rodelas, ralar a abóbora (utiliza o ralador da cenoura) e esfarelar o tofu, com as mãos ou com um garfo.

2
Concluído

Salteia durante alguns segundos o alho.

3
Concluído

Acrescenta o alho francês, a abóbora e uma pitada de sal e continua a saltear por mais 5 minutos.

4
Concluído

Acrescenta o tofu, envolve bem nos vegetais e deixa cozinhar tapado por 10-15 minutos. Se necessário, junta um pouco de água para evitar que queime.

5
Concluído

Acrescenta a mostarda, o vinagre de ameixa e as natas e deixa apurar por 3-4 minutos.

6
Concluído

Corta grosseiramente as ervas aromáticas e envolve. Bom apetite!

anterior
Millet cremoso com vegetais (versão salgada)
seguinte
Papas de arroz (na pressão)
anterior
Millet cremoso com vegetais (versão salgada)
seguinte
Papas de arroz (na pressão)

Adicionar comentário