0 0
Falafel de favas

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 ½ cup favas cruas
1 ½ cup grão-de-bico demolhado Demolhei durante 48 horas e mudei a água da demolha 3x/dia.
1 cebola, cortada em pedaços
½ cup de salsa, cortada grosseiramente Hortelã e coentros também combinam muito bem.
Raspa de ½ limão
1 alperce seco
1 c chá de mostarda dijon
1 ½ c chá de alho em pó
1 c chá de caril Usei caril vermelho em pó
1 c chá de cominhos Podes variar as especiarias e a sua quantidade, consoante o teu gosto.
1 ½ c chá de sal
1-2 c sopa de farinha de grão Usa mais se a tua massa estiver muito húmida. Em alternativa, podes utilizar farinha de trigo.

Falafel de favas

Características:
  • Vegan
  • Preparação: 40 min
  • Cozedura: 8 min
  • Total: 48 min
  • 18 unidades
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Favas. Temos fãs desse lado?

Eu cá gosto muito – na sopa, estufadas, cozidas e posteriormente salteadas com alho e coentros ou, como é o caso de hoje, em formato bolinhos. A título de curiosidade: no Egito, o falafel é tradicionalmente confecionado com favas. Este que te trago é feito com favas cruas e grão-de-bico demolhado (não cozido).

Já que estamos na época das favas, que tal te parece esta receita? Nota para quem não aprecia o sabor típico da fava: não o vai notar!

Aconselho a tostares o falafel numa frigideira, untada generosamente com azeite. Em alternativa, podes assar no forno ou fritar (não testei na air fryer).

Esta quantidade de ingredientes rende cerca de 20 unidades. Podes guardá-los, devidamente acondicionados, no frigorífico por 2-3 dias ou congelar até 2 meses.

Vamos à receita?

1 de maio de 2023

 

Passos

1
Concluído

Depois de demolhado, coloca o grão-de-bico num coador e deixa escorrer bem a água. Aconselho, também, a colocares o grão entre um pano da loiça limpo para enxaguar melhor. É importante que o grão esteja sequinho para não humedecer a massa em demasia.

2
Concluído

Coloca todos os ingredientes no processador, à exceção da farinha.

3
Concluído

Tritura bem, até obteres uma massa sem grumos. Junta a farinha aos poucos e, se necessário, acrescenta mais 1 c sopa. Mas, atenção: queremos uma massa nem demasiado seca, nem húmida em demasia.

(Se gostares do falafel com pedacinhos, aconselho a juntares o grão e as favas em duas fases, de modo a que o grão e as favas que entrarem na segunda etapa fiquem menos processados, dando assim origem aos pedacinhos.)

4
Concluído

Molda pequenos bolinhos em formato bolinha ou mais achatados (como na imagem). Pessoalmente, se for para fritar, prefiro fazer bolinhas; se for para tostar na frigideira ou assar no forno, gosto de achatar.

5
Concluído

Aquece uma frigideira, untada generosamente com azeite, e tosta os bolinhos 3-4 min de cada lado, em lume médio. No forno, levam +- 30 min a assar.
Acompanha com o que mais gostares.

anterior
Estufado de ervilhas secas
anterior
Estufado de ervilhas secas

Adicionar comentário