0 0
Sopa Branca

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 alho francês (parte branca) Se os alhos forem pequenos, usa dois.
1 couve-flor Tamanho médio.
1 nabo
¼ cup de millet Podes substituir por sêmola de milho.
1 molho de grelos Substituições: nabiças, couve galega, couve lombarda, as folhas da couve-flor ou a rama verde que sobrou do alho francês.
Azeite
Sal marinho
1 c chá Vinagre de ameixa umeboshi (opcional)

Sopa Branca

Características:
  • Vegan
  • Preparação: 15 min
  • Cozedura: 30 min
  • Total: 45 min
  • 4
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

No inverno, gosto de iniciar a refeição com uma sopa quente. Se tiver pão em casa, é certo que a vou acompanhar com pão. Desde pequena que fui habituada a ter pão à mesa e, ainda hoje, este é um hábito que mantenho com muito apreço. Acompanhar a comida com um ou dois pedaços de pão liga-me àquele momento, ali à mesa, e torna a comida que tenho no prato mais apetitosa. O pão que veem atrás na imagem, fi-lo no fim de semana passado. É de trigo integral e sementes de sésamo pretas.

Voltando à sopa: é inspirada na sopa de nabiças que a minha mãe tão bem faz e que o meu avô tanto gosta. Dei-lhe uns retoques macrobióticos e aqui está ela, pronta a ser saboreada também em tua casa. Utilizei grelos (estamos na época deles!), mas podes juntar outro tipo de verdura (rama do alho francês cortada fininha, couve galega…) ou raspas de cenoura.

Não queria terminar sem antes partilhar contigo que há dias dei por mim a pensar que já não escrevia aqui há uns dois anos… Obrigada por, ainda assim, continuares a revisitar este espaço. 💚 Que bom que é sentir que sou uma boa influência e companhia nas tuas idas para a cozinha. Embora tenha estado mais ausente do site, gostava de, aos poucos, ir atualizando os separadores de receitas (e não só); e espero que esta seja a primeira de várias receitas novas por aqui.

Até breve!

 

18 de fevereiro de 2023

 

 

Passos

1
Concluído

Começa por lavar e cortar os vegetais.

2
Concluído

Lava o millet. Podes demolhá-lo durante umas horas ou tostá-lo ligeiramente (fica mais equilibrado e é bom para esta altura do ano - o inverno -, pois ajuda a aquecer o corpo).

3
Concluído

Numa panela, junta os vegetais (exceto os grelos) e o millet. Cobre com água.

4
Concluído

Quando levantar fervura, junta umas pedrinhas de sal e reduz o lume. Deixa cozinhar durante 20-30 minutos ou até os vegetais ficarem tenros.

5
Concluído

Junta mais sal e tritura até obteres um creme aveludado.

6
Concluído

Leva a sopa novamente ao lume e junta os grelos previamente escaldados/cozidos. Se a sopa estiver muito grossa, acrescenta um pouco da água da cozedura dos grelos. Envolve com gentileza.

7
Concluído

Termina com um fio de azeite e umas gotas de vinagre de ameixa. Serve com umas fatias de pão. Um conforto de sopa!

anterior
Tofu mexido
seguinte
Estufado de ervilhas secas
anterior
Tofu mexido
seguinte
Estufado de ervilhas secas

Adicionar comentário