0 0
Estufado de ervilhas secas

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 cup de ervilhas secas Podes demolhar mais quantidade de ervilhas e utilizar o que resta noutras receitas. Por exemplo, juntando a uma sopa ou a um arroz malandrinho.
Alga kombu e folha de louro
2-3 cenouras
1 cebola Podes utilizar alho-francês em vez de cebola.
1 dente de alho Retira o pedúnculo que vem no interior.
Azeite ou óleo de sésamo
Vinagre de ameixa (opcional)
Sal marinho
Especiarias a gosto - utilizei paprika fumada e tomilho

Estufado de ervilhas secas

Características:
  • Vegan
  • Cozedura: 60 min
  • 4 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Hoje, dia 5 de abril de 2023, faz meio ano que lancei o meu ebook Macrobiótica 2.0. Este ebook junta duas paixões minhas: a macrobiótica (conta com mais de 40 receitas e sugestões) e a minha visão enquanto Psicóloga. Acredito nos imensos benefícios de uma dieta rica em alimentos vindos da terra, à base de cereais, vegetais, leguminosas e frutos, mas também acredito que, mesmo tendo a “melhor alimentação do mundo”, se a nossa cabeça andar aos tumultos, não há brócolo que nos valha. Falo de perfecionismo, de culpa, do medo dos alimentos, da clivagem entre alimentos bons e alimentos maus

Para assinalar a data, partilho contigo esta receita bem primaveril – primavera combina com ervilhas, não combina?

Se não encontrares ervilhas secas à venda, podes experimentar esta receita com lentilhas castanhas. O procedimento é o mesmo e fica igualmente bom! Quanto aos vegetais do estufado, utiliza aquilo que tiveres no frigorífico (esta receita é versátil) – cogumelos, curgete, abóbora, pastinaca… Podes, ainda, juntar umas rodelinhas de enchido de seitan – dará um ar bem tradicional!

Confere, por favor, abaixo o procedimento, pois deixo algumas dicas culinárias.

Despeço-me com um Obrigada por apoiares o meu trabalho.

5 de abril de 2023

Passos

1
Concluído

No dia anterior, coloca as ervilhas de molho, pelo menos durante 8 horas. Se possível, muda pelo menos uma vez a água da sua demolha.

2
Concluído

Lava bem as ervilhas e leva-as a cozer na panela de pressão (método mais rápido que em panela normal). Junta a tira de alga kombu e a folha de louro (ajudam na digestão das leguminosas). Depois do pipo chiar, conta 35 minutos em lume baixo. Dependendo da panela e da própria ervilha, pode ser necessário cozer durante mais tempo.

3
Concluído

Enquanto as ervilhas cozem, corta os vegetais para o estufado.

4
Concluído

Leva um tacho ao lume. Quando estiver quente (mas não demasiado), junta um fio de azeite ou óleo de sésamo. Com o tacho quente, não precisamos de juntar tanta gordura como quando ele está frio.

5
Concluído

Acrescenta a cebola. Deixa refogar até ficar translúcida. Junta o alho e a cenoura e continua a saltear por mais 2 minutos. Não te esqueças de juntar umas pedrinhas de sal - o sal ajuda a libertar os sucos dos vegetais - e as especiarias. Pessoalmente, gosto de juntar uma colher de café de paprika fumada (já se encontra facilmente nos supermercados).

6
Concluído

Junta um pouco de água da cozedura das ervilhas e tapa o tacho. Deixa os vegetais cozinharem no mínimo por 5-10 minutos.

7
Concluído

Acrescenta as ervilhas cozidas aos vegetais e deixa cozinhar por mais 15-20 minutos.

8
Concluído

Retifica os temperos e, se necessário, junta umas gotinhas de vinagre de ameixa (este vinagre é ácido e salgado). O vinagre de ameixa dá um toque especial ao preparado - sabes quando a comida está boa de sal, mas falta qualquer coisa? É aqui que este vinagre entra em ação!

9
Concluído

Serve com o que mais gostares. Acompanhei com bulgur (o bulgur é um cereal leve, derivado do trigo, bom para agora que estamos na Primavera), couves escaldadas e chucrute (couve fermentada com sal).

anterior
Sopa Branca
seguinte
Falafel de favas
anterior
Sopa Branca
seguinte
Falafel de favas

Adicionar comentário