0 0
Pudim de alperces

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 Lata de leite de coco (400 ml)
2 cups Bebida vegetal
10-12 Alperces (frescos)
½ cup Geleia de arroz Podes substituir por xarope de ácer; nesse caso, 1⁄4 cup será suficiente.
½ c sopa Alga agar agar em pó
1 c sopa cheia Amido de milho
Baunilha bourbon em pó (opcional)
Raspa de 1 lima Alternativas: raspa de limão ou laranja
Pitada de sal marinho

Pudim de alperces

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Sem óleo
  • Vegan
  • Preparação: 15 min
  • Cozedura: 10 min
  • Total: 25 min
  • 8 fatias
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Bom diaaaa! 😍 E Parabéns a mim!

Hoje completo 26 voltas ao sol! Eu sei, ainda sou uma criança! Mas já me acho uma senhora grande. 😅 E imaginando que sou, se tivesse que, numa palavra, descrever estes doze meses a palavra mais acertada seria “mudança(s)”. Mudanças a vários níveis, umas quantas inesperadas, que, agora olhando bem, me trouxeram até esta Mónica, mais desperta, em paz e segura de quem é. Esta Mónica pronta a abraçar as mudanças que estão para vir, porque a vida é mesmo assim: dá-nos apenas aquilo que estamos preparados para superar. Acredito nisto. Aliás, sempre acreditei, lá no fundo. Obviamente que, no meio de tanta lida, acabei por não me dedicar tanto ao blog, mas espero a partir de agora estar mais assídua por aqui. Obrigada por estares de lado!

E para que todos possamos festejar, há receita nova aqui. Fresca, delicada, macia, doce e com um travo ligeiramente ácido. Pudim de alperces. Quem diz alperces, diz morangos, cerejas, mirtilos ou outra fruta da época. Cá em casa somos fãs de alperces, à dentada, como topping nas papas de pequeno almoço ou em sobremesas, como é o caso.

Este receita pode ser feita de duas formas: em mousse ou pudim. Em mousse, no passo 5, deves esperar que o preparado arrefeça por completo e só depois triturar. Obterás assim uma mousse leve e aveludada. Podes, inclusive, juntar um pouco mais de agar-agar, para torná-la mais consistente (+/- 1 c sopa). Em pudim, basta seguires os passos abaixo. Uma nota relativamente à doçura da sobremesa: se a quiseres bem doce, utiliza xarope de ácer (mais doce que a geleia), ou então, junta mais quantidade de geleia de arroz. Quanto à bebida vegetal, podes substituir por sumo de maçã ou de laranja. O bom desta receita é mesmo o facto de podermos ir variando os ingredientes e termos sempre sobremesas diferentes.

Experimenta, diverte-te na cozinha e saboreia… O pudim e a Vida! 💛

Passos

1
Concluído

Leva ao lume um tacho com todos os ingredientes, exceto os alperces. Vai mexendo com uma vara de arames (para evitar que agarre ao fundo).

2
Concluído

Quando ferver, reduz o lume para o mínimo e conta 5 minutos. Apaga o lume. Não te preocupes se a mistura estiver muito 'aguada'; é normal, irá solidificar à medida que arrefece.

3
Concluído

Descaroça os alperces e junta-os, cortados em quartos, à mistura anterior.

4
Concluído

Deixa repousar por meia hora.

5
Concluído

Tritura com a varinha mágica. Verte o preparado para uma forma de pudim e leva ao frigorífico por, pelo menos, 2 horas.
Se preferires a versão mousse, tritura o preparado quando este estiver completamente frio.

6
Concluído

Podes servir com uma calda de frutos vermelhos; basta para isso juntar dois punhados de mirtilos/framboesas com (umas gotas de) sumo de laranja e levar ao lume por 5/10 minutos.

anterior
Burgers de feijão azuki (com textura)
anterior
Burgers de feijão azuki (com textura)

Adicionar comentário