1 0
Bolinhos sem bacalhau (de trigo sarraceno)

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 cup Trigo sarraceno cozido Para cozer o trigo sarraceno: 1 cup de trigo sarraceno + 1,5 a 2 cups de água + sal.
1 cenoura raspada (na parte fina)
1 dente alho picado (opcional)
1 cebola picada
2 c sopa de farinha de trigo/espelta
Ervas aromáticas (usei salsa e hortelã)
Orégãos e pimenta (opcional)
Azeite
Sal qb

Bolinhos sem bacalhau (de trigo sarraceno)

  • Preparação: 15 min
  • Cozedura: 25 min
  • Total: 40 min
  • 200 C
  • 10 unidades
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Estes bolinhos são gostosos-gostosos e bem versáteis – podem ser feitos utilizando restos de outros cereais (arroz, millet, quinoa, já cozinhados) ou até de leguminosas (grão de bico, feijão preto, lentilhas). Experimenta juntar um pouquinho de tofu fumado ao preparado… delícia garantida!

Podes escolher fritá-los ou assá-los. Fiquei-me pela primeira opção. Há muito que não comia um belo dum frito e apetecia-me SABOR. E todos nós sabemos que fritar transforma qualquer alimento. Talvez por essa razão, quando as coisas mudam de figura, costumamos dizer “estou frito”. 😂 Convém sempre acompanhar as frituras com algum tipo de pickle (usei chucrute, que nada mais é que couve/repolho cortado bem fininho, massajado com sal e fermentado por vários dias) ou nabo ralado com umas gotinhas de molho de soja – ajudam na digestão da gordura. Fica a dica! 😉

Esta receita foi criada a pensar na minha amiga Marta (se me estiveres a ler Marta, sim, tu mesma!), uma amiga e irmã de coração, também ela psicóloga, que nos tempos de quarentena limpou o blogue de uma ponta à outra, fez todas as receitas e combinações imagináveis e me pediu mais pratos para experimentar. Marta e querido/a leitor(a): obrigada pela confiança, por me lerem e acompanharem por aqui. É tão bom sentir que sou acarinhada por quem me lê desse lado.

Espero que experimentes esta receita tremendamente saborosa. Diz-me depois como correu aí em casa! Decerto, todos vão adorar!

😘

09.05.2020

Passos

1
Concluído

Começa por saltear a cebola e o alho no azeite, até ficarem lourinhos. Enquanto salteias, junta uma pedrinha de sal - ajuda a que os vegetais libertem os seus sucos.

2
Concluído

Corta as ervas aromáticas miudinhas. Podes usar manjericão, coentros, tomilho, alecrim... o céu é o limite. Para mim, a combinação da salsa com a hortelã é maravilhosa!

3
Concluído

Num recipiente junta todos os ingredientes e envolve bem com as mãos.

4
Concluído

Se a massa estiver muito húmida, junta um pouco mais de farinha. Retifica os temperos.

5
Concluído

É importante que a massa esteja fria, pois torna-se mais fácil moldar os bolinhos.
Podes fazê-los em formato bolinho de bacalhau (com o auxílio de duas colheres), em bolinhas ou burgers. Escolhe o que mais gostares.

6
Concluído

Leva ao forno por 25 minutos ou frita em óleo bem quente. Uma delícia! Se escolheres fritar, acompanha os bolinhos com um pickle ou nabo ralado - ajudam a digerir mais facilmente a gordura.
Bons cozinhados!

anterior
Cheesecake de chocolate no forno
seguinte
Molho branco para massas/barrar
anterior
Cheesecake de chocolate no forno
seguinte
Molho branco para massas/barrar

Adicionar comentário