0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Pickles de shoyu

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Sem óleo
  • Vegan
  • Preparação: 5 dias
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

A receita que te trago hoje não é da minha autoria, mas sim do Francisco Varatojo. Na receita original são sugeridos, para a confeção destes pickles, vegetais de raiz, vegetais redondos ou o caule do brócolo. Os que mais gosto de utilizar são os rabanetes, as cenouras e as cebolas (os três juntos). Não é adicionado sal, apenas shoyu (que já tem sal na sua composição). Um frasquinho destes pickles (o da fotografia é de 300gr) dura-me bastante tempo, pois apenas devemos comer uma pequena porção, no final das refeições.

Estás tu a pensar mas porque é que haveria eu agora de fazer pickles em casa? Ora, porque eles não só ajudam o nosso organismo no processo de digestão/assimilação, como também promovem o restabelecimento da flora intestinal, o que, diga-se de passagem, não costuma acontecer com a maioria dos pickles que está à venda nos supermercados (embebidos em vinagre comercial 😣). Nesses, o processo de fermentação é acelerado com produtos químicos, o que não é, de todo, benéfico para a nossa saúde. E agora? Já te convenci a experimentar? Se não, então lê as linhas seguintes, onde falo de algumas das propriedades dos vegetais que escolhi para piclar…

Comecemos pelo meu favorito, o rabanete. É um ótimo descongestionante do fígado e da vesícula, muito benéfico no tratamento da sinusite e um bom aliado em caso de gripe/constipações. Já a cenoura é remineralizante, diurética, acalma as dores de estômago e, é também benéfica em casos de anemia, infeções da bexiga, cálculos renais e biliares. E, penso que toda a gente sabe, contribuem para uma maior acuidade visual, pois são ricas em betacaroteno. Por último, a cebola ajuda o organismo a eliminar excessos de proteína animal, parasitas e metais pesados e, ainda, a aliviar dores musculares. Só vantagens! 💚

Vamos à receita?

 

Fontes de informação:
 Culinária Yin Yang, Sara Dias, Ariana Editora;
– Menta Sã, Corpo São, Francisco Varatojo, A esfera dos livros.

Passos

1
Concluído

Corta os vegetais às rodelas e coloca-os num frasco de vidro.

2
Concluído

Junta uma parte de shoyu e duas de água. Fecha o frasco.

3
Concluído

Coloca o frasco num local fresco durante 2 a 3 dias e depois guarda-o no frigorífico.
Serve os pickles depois de 3 a 5 dias. Maravilha!

anterior
Bolinhos de grão no forno
seguinte
Papas de aveia e quinoa com puré de abóbora
anterior
Bolinhos de grão no forno
seguinte
Papas de aveia e quinoa com puré de abóbora

2 Comentários Esconder comentários

Adicionar comentário