0 0

Lasanha de tofu e vegetais

  • Preparação: 40 min
  • Cozedura: 40 min
  • Total: 1 h 20 min
  • 225 C
  • 4
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

#setembrosemcarnept é um movimento que surge como reação ao flagelo que tem assolado a Amazónia. Tem como principal objetivo a consciencialização para a redução do consumo de carne, não apenas por questões de saúde/bem-estar (existem estudos nesse sentido), mas pelo impacto que a indústria agropecuária tem no ambiente (através da desflorestação para criação de gado e produção de rações…). Podes ler mais sobre este movimento nos artigos do Público, RTP1MAGG e Diário de Notícias.

Juntamente com mais 14 criadores de conteúdo vamos, durante este mês de setembro, partilhar no instagram uma receita por dia. 30 dias, 30 receitas, todas elas 100% vegetais (cada um de nós partilhará duas receitas da sua autoria), pois o objetivo é que te inspires, reproduzas ou inventes novos pratos/refeições sem carne, com mais vegetais, cereais e leguminosas. Vamos juntar-nos e criar a Mudança? Convida os teus amigos, colegas de trabalho e familiares a participar. Mas não te esqueças: apenas se junta quem quer; uma escolha nossa não tem de ser uma escolha dos outros.

E se achas que preparar refeições à base de ingredientes vegetais “não é para mim”, nós dizemos-te: É para todos! 💚 Fala connosco, manda mensagem no instagram a esclarecer as tuas dúvidas… Vai para a cozinha sem o medo de “vai dar asneira” e deixa a energia fluir. Experimenta usar mais vegetais, novos cortes e diferentes combinações e métodos de confeção (e.g. podes não apreciar brócolo cozido, mas muito provavelmente vais gostar dele salteado em azeite e alho). Se quiseres fazer as receitas que vamos partilhando, a cada sexta-feira da semana anterior partilhamos a lista de ingredientes para todas as receitas da semana seguinte.

Partilha connosco as tuas (re)criações culinárias e outras mudanças que estejas a adotar para acompanhar o lema deste mês, usando o hashtag #setembrosemcarnept, pois é uma forma de percebermos o impacto que este movimento está a ter entre nós.
A verdade é que ainda no domingo lançámos o desafio e já temos mais de 1000 partilhas de pratos sem carne. OBRIGADA! 💚 Pela nossa saúde e por um planeta melhor! Que nunca nos esqueçamos que TODAS as mudanças (incluindo as mais pequenas) contam e que juntos vamos mais longe!

De minha parte, podes contar com duas receitas: esta lasanha e uma sobremesa/snack, que sai no dia 24. Vamos para a cozinha?

A lasanha é constituída por 4 partes principais (2ª imagem): o molho vermelho, o tofu mexido, as folhas de lasanha e as rodelas de courgette.

O molho vermelho (3ª imagem) é feito com cebola, alho, cenoura (ou abóbora), beterraba, pimento, shoyu (molho de soja) e ervas aromáticas. Caso prefiras, podes substituir este molho por polpa de tomate, mas garanto-te que é divinal e vale cada minuto da sua confeção.

O tofu mexido (4ª imagem) é basicamente tofu, alho, alho francês, shoyu e sumo de limão. Podes fazer a receita de tofu mexido que deixo abaixo ou esta aqui  que partilhei anteriormente. Tanto no tofu, como no molho vermelho, o uso de shoyu é opcional, embora altamente recomendado.

Uma breve nota sobre o shoyu: é produzido a partir do feijão soja, trigo e sal marinho que são fermentados e envelhecidos em barricas de madeira. O tamari é a versão do molho de soja sem glúten. Convém escolhermos um sem adição de açúcares/vinagres e de preferência biológico. Como é salgado, devemos usá-lo com moderação. É ótimo para realçar o sabor dos cozinhados e ajuda na digestão dos cereais integrais e vegetais.

 

Passos

1
Concluído

*Molho vermelho*
Começa por picar o alho e cortar as cebolas, cenouras, beterraba e pimento aos cubos.

2
Concluído

Salteia 2 dentes de alho (o outro é para o tofu) em azeite, num tacho médio, durante alguns segundos. Acrescenta os vegetais cortados e uma pitada de sal, e continua a saltear por mais 4-5 minutos. Nesta fase, junta as ervas aromáticas (eu juntei orégãos, alecrim e manjericão secos).

3
Concluído

Acrescenta cerca de uma chávena de água, tapa e deixa cozinhar em lume brando durante 30 minutos.

4
Concluído

Antes de desligar, junta o molho de soja (1 colher de sobremesa é suficiente), envolve e apaga o lume.

5
Concluído

Tritura com a varinha. Se necessário, junta um pouco mais de água e retifica os temperos. Reserva.

6
Concluído

*Tofu mexido*
Começa por esfarelar o tofu com as mãos ou com um garfo (5ª imagem) e corta o alho francês e a courgette em rodelas finas.

7
Concluído

Salteia o alho picado no azeite por uns segundos. Junta o alho francês e salteia por mais 1-2 minutos.

8
Concluído

Acrescenta o tofu esfarelado e uma pitada de sal (+/- 1 colher de chá) e continua a saltear.

9
Concluído

Junta um pouco de água, apenas a cobrir o fundo do tacho (para evitar que agarre), tapa e deixa cozinhar por 10 minutos.
Tempera com molho de soja (1 colher de sobremesa) e sumo de limão. Apaga o lume.

10
Concluído

*Construção da lasanha*
Coloca uma camada de molho vermelho no fundo de uma travessa, dispõe as folhas de lasanha (não é necessário pré cozê-las), seguidas da courgette crua fatiada e do tofu mexido. Repete este processo até que os ingredientes acabem. Termina com rodelas de courgette e uma camada de molho vermelho (ou com maionese vegana, cuja receita tenho aqui no blogue). Podes, ainda, polvilhar com queijo vegetal ralado, mas é totalmente opcional. A lasanha, por si só, já é MARAVILHOSA sem o queijo.

11
Concluído

Leva a travessa ao forno a 225 C, tapada com papel de alumínio, por 40 minutos. Aprecia!

anterior
Donuts de mirtilo (no forno)
seguinte
Pasta de castanhas
anterior
Donuts de mirtilo (no forno)
seguinte
Pasta de castanhas