0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
2 cups Arroz integral cozido
3 cups Água Ou caldo caseiro de vegetais.
1 Cebola
1 Dente de alho
2 colheres de sobremesa Miso branco
Pedaço (2-3 cm) Queijo vegan Mozzarella (opcional)
Azeite
Sal marinho
Vinagre de ameixa (opcional)
Coentros ou manjericão

Arroz integral com miso

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Vegan
  • Preparação: 5 min
  • Cozedura: 30 min
  • Total: 35 min
  • 2 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Esta receita surgiu da necessidade de gastar uns restos de arroz que andavam pelo frigorífico. Altamente cremoso e apuradinho, características que lhe valeram o título de risotto, num dos jantares que fizemos cá em casa. Obviamente que pouco tem a ver com um risotto (aliás, usei arroz integral de grão curto, que não é, de todo, o arroz típico deste prato italiano), mas só te posso garantir que vale a pena meter as mãos na massa (arroz!? 😂).

O queijo (usei este) dá um gostinho especial ao prato, juntamente com o doce do miso e a frescura das ervas aromáticas. Caso não tenhas queijo em casa, podes omiti-lo, ou substituir por natas de aveia, por exemplo. Podes ainda juntar um pouco de vinho branco, dá-lhe frescura e enriquece. O miso de arroz branco (kome miso), foi o que utilizei nesta receita; é suave e naturalmente doce. Gosto de o utilizar em molhos/condimentos e em pratos que precisem de pinta. Adoro! Contudo, quando quero beneficiar dos efeitos terapêuticos do miso, opto por um destes dois: o de cevada (mugi miso) ou o de arroz integral (genmai miso), sempre biológicos e não pasteurizados. Por fim, sugiro-te, se fores fã de cogumelos, que juntes uns quantos à lista de ingredientes. Ou, então, uns quadradinhos de abóbora – outro sucesso à mesa!

02/10/2018

Nota: esta receita pode ser feita sem o queijo vegetal (de um ponto de vista macrobiótico, o seu uso deve ser esporádico; evitar em caso de problemas de saúde).

 

 

Passos

1
Concluído

Pica o alho e corta a cebola em meias luas.

2
Concluído

Salteia-os num fio de azeite com umas pedras de sal, por 2-3 minutos.

3
Concluído

Acrescenta a água e o arroz já cozido.

4
Concluído

Quando levantar fervura, reduz a chama para o mínimo e deixa cozer por 20 minutos, ou até o arroz absorver grande parte da água.

5
Concluído

Enquanto o arroz cozinha, dissolve o miso num pouco de água (2-3 colheres de sopa de água são suficientes).

6
Concluído

Junta o miso já dissolvido ao arroz e deixa ao lume por mais 1-2 minutos. Se necessário, junta um pouco mais de sal e/ou umas gotas de vinagre de ameixa.

7
Concluído

Apaga o lume, acrescenta a mozzarella ralada (usa a parte fina do ralador da cenoura) e os coentros/manjericão finamente cortados. Envolve e serve quente.

anterior
Papas de arroz (na pressão)
seguinte
Picadinho de cogumelos e tempeh
anterior
Papas de arroz (na pressão)
seguinte
Picadinho de cogumelos e tempeh

Um comentário Esconder comentários

Adicionar comentário