0 0

Partilhar nas redes sociais:

Ou pode copiar e partilhar este link

Ingredientes

Ajustar quantidades:
1 cup Millet, lavado e escorrido
4 cups Bebida de coco Podes fazer o teu próprio Ieite de coco em casa e de forma rápida. Basta, para isso, bater uma lata de leite de coco (400 ml) com 1/1,5l de água. Adicionando uma tâmara e baunilha, obténs um leite ainda mais rico e guloso.
1 cup Água filtrada
4 Tâmaras descaroçadas As minhas favoritas são as Medjool e as Deglet Nour. Se gostares do pequeno almoço bem docinho, adiciona mais tâmaras.
1 c chá Raspa de limão
1 Pau de canela
1/4 c chá Baunilha bourbon em pó
Pitada de Sal marinho

Creme de millet, coco e tâmaras

Características:
  • Sem açúcar refinado
  • Sem óleo
  • Vegan
  • Preparação: 5 min
  • Cozedura: 15 min
  • Total: 20 min
  • 3 doses
  • Fácil

Ingredientes

Descrição

Partilhar

Hoje trago-te uma receita de pequeno almoço, que poderá dar igualmente um ótimo snack ou sobremesa. Creme de millet, coco e tâmaras. Já o fiz várias vezes para a família e para os amigos (incluindo os mais céticos) e nenhum deles, até hoje, fez cara feia. Aliás, quando tenho que preparar o pequeno-almoço para alguém de fora, o creme de millet é parte obrigatória do menu. Cremoso, delicado, saciante e reconfortante.

Nesta receita utilizei bebida de coco, mas se não fores grande fã, podes substituí-la por outra bebida vegetal ou apenas água. Em relação ao adoçante, usei as tâmaras, mas alperces secos, amazake, mel de arroz ou malte de cevada funcionam igualmente bem. Também podes optar por não colocar adoçante, eu até prefiro (pois o coco já é, por natureza, adocicado).

Se queres dar uma ajudinha ao teu estômago, baço e pâncreas, millet para a frente! Este cereal alcalino é ótimo para tratar problemas digestivos e intestinais e é ainda recomendado, segunda a macrobiótica, para a diabetes. Se fazes exercício físico, aqui tens um ótimo aliado: ajuda a repor minerais e aumenta a vitalidade.

É muito versátil, pois podes utilizá-lo na confeção de sopas, purés (em substituição da batata), empadões, cremes de pequeno almoço, como é o caso da receita de hoje e, até mesmo, em hambúrgueres ou croquetes. Cozinhado simples, com abóbora ou com couve-flor fica igualmente delicioso.

Vamos à receita? 😍

 

Passos

1
Concluído

Junta o millet, o leite, a água, as tâmaras, o pau de canela e a baunilha num tacho e leva ao lume.

2
Concluído

Quando levantar fervura, adiciona uma pitada de sal e reduz o lume para o mínimo.

3
Concluído

Deixa cozinhar durante cerca de 15-20 min (ou até absorver a maior parte do líquido).
Se o millet estiver demolhado, o tempo de cozedura será menor.

4
Concluído

Adiciona a raspa de limão e passa com a varinha mágica. Se preferires, podes optar por não triturar e comer o millet inteiro.

5
Concluído

Adiciona os teus toppings favoritos. Caso sobre millet, coloca num frasquinho de vidro com tampa e leva contigo para um snack saudável e nutritivo. Não te esqueças da colher!

anterior
Batido vermelho
seguinte
Papas de aveia e abóbora
anterior
Batido vermelho
seguinte
Papas de aveia e abóbora

Adicionar comentário